Minas 300 anos – estado de graça e de boa cachaça

Minas 300 anos – estado de graça e de boa cachaça

Não há como falar da história de Minas Gerais, celebrando neste 02.11.2020, os seus briosos 300 anos, sem falar da sua cachaça. Ok, o destilado é bebida nacional e hoje possui alambiques de qualidade ímpar em praticamente todas as 27 unidades federativas do país. Porém, não se pode desdobrar a trajetória das Minas sem falar da sua cachaça de alambique. Aliás, assim o fez Guimarães Rosa, ao enaltecer o cerrado mineiro sem nunca deixar de falar da cachaça de amburana de Januária.

Nos estudos feitos acerca do tema, mistura a fixação de alambiques de cobre instalados no estado, paralelamente à atividade do garimpo, com produção artesanal – contrapondo aos grandes volumes produzidos em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco – para assegurar o inebriado dos escravos (um ponto e vírgula na história que não pode deixar de ser contada, talvez para assegurar o caminho dos novos ares, do novo pensar sobre a humanidade) e de pobres imigrantes que se estabeleciam na atividade de lavra.

Talvez a difusão da cultura do alambique naquela recém Capitania das Minas de Ouro, fortaleceu o que pode se dizer de um conceito, de uma característica que se firma ao longo de toda nossa ancestralidade, percorrendo caminhos e fatos históricos que chancelam o matiz do ser mineiro; não a toa, a cachaça pautou revoltas variadas nos interiores, como sinônimo de resistência à opressiva coleta de tributos pela Coroa Portuguesa, ou renegando a imposição da cultura imperial com seus produtos de alto valor, nem tão competitivos como os que aqui se produzia, como a cachaça.

Fato é caros amigos, que desde o século XVII para cá, o hoje estado de Minas Gerais consolida o seu know-how e por lei, define o dia 21.05 como sendo o dia da Cachaça Mineira e estabelece os padrões e características do seu processo produtivo particular.

Talvez nessas suas raízes culturais repousa a razão para que dos 894 produtores de cachaça registrados no Ministério da Agricultura, 375 serem do estado que hoje alcança sua maturidade e ainda tem muito a contribuir para a história brasileira e seus ícones, como a cachaça, orgulho nacional.

Salve as Minas Gerais! Salve a Cachaça Mineira! Salve a Cachaça do Brasil!

Deixe uma resposta